Espera! você ainda acha que um cabo de rede é “aquele cabo azul” e que é tudo igual ?

Ok, vamos explicar algumas coisas , para que você e sua empresa não sejam, como dizer, iludidos, pelo “cabo de rede baratinho“.

Nem todo cabo azul com vários cabinhos de cores diversas é um cabo de rede. E nem todo cabo de rede é azul, existem várias cores de cabos, mas primeiro um pouco de explicações técnicas.

Cabo de rede, é um meio condutor físico, que possui, padrões e normas rígidas de manufatura definidas por órgãos internacionais. Este meio condutor tem por objetivo primário transportar dados entre dispositivos computacionais.

Vamos decifrar o que foi dito acima “..é um meio condutor físico…” , ou seja, um cabo de rede , deverá ser feito com um elemento, que tenha capacidade condutiva, no caso dos cabos de rede o elemento condutor é o Cobre.

Atenção

O Cobre é o único material permitido como condutor em cabos de rede, empresas estão comercializando pseudos cabos de rede, com condutores de alumínio banhados a cobre, estes cabos não são apropriados para transmissão de dados, até funcionam, mas com problemas de performance e segurança física, como veremos mais adiante.

Outra coisa a destacar é o revestimento do cabo de rede, também chamada de capa, que deve ser de material não propelente , para evitar que os cabos de redes funcionem como pavio em caso de incêndio. Muitos dos cabos vendidos como de rede , são revestidos com material que não atendem aos critérios de segurança.

Avançando, “…padrões e normas rígidas de manufatura definidas por órgãos internacionais…” , sim , isso mesmo, cabos de redes seguem padrões internacionais, desenvolvidos para garantir performance e segurança, e possuem serigrafados em sua capa informações sobre as normas, categoria etc, além da metragem.

Curiosidade

Uma caixa de cabo de rede por padrão vem com 305 metros, para saber a quantidade de cabo que ainda existe na caixa, basta olhar na serigrafia existente na capa do cabo.

E por fim, “…tem por objetivo primário transportar dados entre dispositivos computacionais. ..“, cabos de rede não devem ser usados para fazer extensões elétricas, eles não foram projetados para suportar tensões de 110V ou 220V, os valores suportados pelos cabos de rede , dependem da categoria e da bitola dos condutores.

Em breve mais artigos sobre cabos de rede, abordando velocidades, padrões , Power Over Ethernet etc.

Até breve.

O Homem da Jaula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *